Cuide de seu Caminhão
Para ter sucesso nas entregas que faz por todo o Brasil, o caminhoneiro deve cuidar bem do seu caminhão. Obrigatoriamente, pneus, balanceamento e cuidados com a distribuição da sua carga são essenciais.

Viagens, carga, as datas para entregar e também a falta de tempo: estas são combinações que podem ser fatais para o seu caminhão. É preciso fazer manutenção periódica no seu instrumento de trabalho. Principalmente para sua segurança e a de outros motoristas.

  • Segurança
  • Tanque
  • Água
  • Bateria
  • Extintor de Incêndio
  • Freios
  • Limpador de Para-Brisas
  • Luzes
  • Óleo
  • Pneus

Segurança

Quando estiver chegando no destino, antes de entrar na cidade, verifique o horário e calcule bem se haverá tempo para entregar a carga no mesmo dia. Se não for possível, vá dormir em um estacionamento seguro, de preferência com segurança. Após a entrega, aproveite que o caminhão ficou vazio e faça uma revisão, verificando novamente os pneus, a parte mecânica, elétrica etc.

Tanque

Drene periodicamente a água que acumulada no fundo do tanque do seu veículo. A água pode entrar devido a umidade do ar, principalmente em regiões onde ocorrem grandes variações de temperatura ambiente. Para evitar esse problema, procure manter o tanque sempre cheio, principalmente quando estacionar à noite.

Água

Verificar o nível de água no reservatório do sistema de arrefecimento (refrigeração) do motor e completar se estiver abaixo do recomendado. O reservatório tem uma marcação do nível ideal.

Bateria

A carga da bateria deve ser verificada antes de pegar a estrada e, em caso de perda de capacidade, vale a pena trocá-la.

Extintor

O equipamento vencido rende multa e pode não funcionar corretamente em uma emergência. Leia as instruções de uso para saber como proceder.

Freios

Verifique o funcionamento do sistema de freios antes de pegar a estrada. Vazamentos de ar ou fluídos, lonas e pastilhas desgastadas podem causar acidentes.

Limpador de para-brisas

Jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a varredura (limpeza) não for uniforme, é sinal que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas e comprometem a visibilidade. A troca é necessária.

Luzes

Cheque as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca). Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários quando estão mal regulados.

Óleo

Verifique o nível do óleo e complete com o um produto de mesma especificação se necessário. Nunca utilize o veículo com o óleo vencido, o que causa sérios danos ao motor.

Pneus

Verifique o estado de todos os pneus, inclusive os reservas. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É recomendável fazer o alinhamento e balanceamento. Cheque também o triângulo, o macaco e as chaves de roda.

Trabalhe Conosco